Skip to content

Todo mês, a Cinemateca Brasileira, a Folha de S.Paulo e a Sociedade Brasileira de Psicanálise (SBPSP) realizam sessões comentadas por psicanalistas e especialistas sobre o tema racismo. São exibidos filmes brasileiros e estrangeiros, de diferentes períodos e estilos, de modo a fomentar a formação de público cinematográfico e dar a devida importância a esse importante debate.

A iniciativa está ligada ao Projeto Virgínia Bicudo da SBPSP, que se dedica a pensar ações afirmativas junto a pessoas negras, indígenas e refugiados, visando a formação de psicanalistas. Virgínia Bicudo (1910-2003) foi socióloga e psicanalista negra, pioneira nos estudos sobre racismo no Brasil.

A Folha foi o primeiro veículo de mídia no país a criar uma editoria de diversidade.

O próximo ciclo é no dia 29 de maio, às 19h30, com a exibição de Mundo Novo, um drama antirracista que explora o ponto de vista de um grupo de talentos com raiz na comunidade do Vidigal para contar uma história sobre o racismo estrutural no país e sua relação com a geografia da cidade do Rio Janeiro. A sessão será seguida de debate com Álvaro Campos, Paola Ferreira Rosa e Gizela Turkiewicz, mediado por Magda Guimarães Khouri.

O debate também será transmitido ao vivo no canal do YouTube da Cinemateca Brasileira. A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes da sessão.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

29/05/2024 | 19h30 | Sala Grande Otelo

MUNDO NOVO

 

27/03/2024 | 19h | Sala Grande Otelo

BOBI WINE: O PRESIDENTE DO POVO

 

Navegação de visuais

Navegação do visual Evento

Hoje
Pular para o conteúdo