Skip to content

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Acesse por assunto:

Dúvidas frequentes

Espaços públicos e jardins estão abertos todos os dias da semana, das 8h às 18h.
Salas de cinema: de acordo com a programação, acessível no site e redes sociais da Cinemateca. Retirada de ingressos: diretamente na bilheteria, uma hora antes da sessão. No caso de sessões ao ar livre, a entrada é por ordem de chegada.
Biblioteca: de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, exceto feriados.

Nos dias em que houver eventos, o acesso aos espaços pode ser restringido. Para saber o que vai acontecer na Cinemateca, consulte a programação no site www.cinemateca.org.br.

Espaços públicos e jardins estão abertos todos os dias da semana, das 8h às 18h. Para a programação de filmes, consulte o calendário.

O Jardim das Esculturas, onde estão localizadas as duas mesas disponíveis para piquenique, funciona todos os dias da semana das 8h às 18h, o uso das mesas é por ordem de chegada. Não é possível reservar.
Os locais cobertos como os Foyers das salas de Cinema não podem ser utilizados para a realização de piquenique, festas e eventos privados.
Não é permitida a instalação de redes.
Todo o lixo produzido deve ser retirado do local.
Para a preservação do Jardim, das edificações e da melhor convivência entre os visitantes, não é permitido o uso de bolas, bumerangues, tendas, barracas, aparelhos de som e elementos decorativos.
Para a segurança de todos e para a preservação do espaço e das obras, não é permitido subir nas esculturas, nas árvores, nem entrar na fonte de carpas, que não devem ser alimentadas.
A segurança e cumprimento destas regras pelas crianças é de responsabilidade de seus pais ou acompanhantes. A equipe de vigilância da Cinemateca tem função exclusiva de proteger o patrimônio da instituição.
Pedimos que eventuais alertas dos seguranças sejam compreendidos e atendidos com tranquilidade.
Não é permitido pisar na grama, conforme sinalização.
Nos piqueniques, não é permitido restringir o acesso do público em geral à área do Jardim das Esculturas.

No momento o café está funcionando apenas nos dias e horários das sessões de cinema.

A Cinemateca não possui estacionamento para o público, mas a região conta com muitas vagas disponíveis.
ATENÇÃO: a Cinemateca não tem parcerias com estacionamentos e nem com os guardadores autônomos. Estacionar nesses locais é responsabilidade do visitante.

A Cinemateca possui elevador de acessibilidade e vaga para cadeirantes nas salas de projeção, além de banheiros acessíveis.

Sim, a entrada nos espaços públicos da Cinemateca é gratuita.

As sessões da programação da Cinemateca são gratuitas. A retirada de ingressos deve ser realizada diretamente na bilheteria, a partir de uma hora antes da sessão.
No caso de eventos especiais, os ingressos poderão ser cobrados.

É proibido entrar com alimentos e bebidas (inclusive água) nas salas de cinema.

A Cinemateca aceita a presença de animais de estimação. Sobre a circulação e condução de cães das raças “mastim napolitano”; “pit bull”; “rottweiller”; “american stafforshire terrier” e raças derivadas ou variações de qualquer das raças indicadas, é exigida a utilização de coleira, guia curta de condução (menos de 2m) e enforcador, conforme Lei Estadual nº11.531 de 11 de novembro de 2003 e Decreto Estadual nº48.533 de 09 de março de 2004. Cães de pequeno e médio porte devem sempre estar presos à coleira.
O recolhimento dos resíduos dos cães deve ser imediato.
Importante: É proibida a entrada de animais de qualquer porte nos dias em que houver evento, salvo exceções. A entrada de cães-guia é sempre permitida em qualquer tipo de evento, conforme legislação vigente.

As vagas são publicadas no site da Cinemateca. Você deve consultá-lo com frequência para ficar sabendo das oportunidades existentes.

A Cinemateca possui bicicletário, que pode ser acessado pela Portaria 1 (carros) ou pela Portaria 3 de pedestres, basta acionar uma pessoa da segurança que ela indicará o caminho. A Cinemateca não fornece travas e cadeados.

Não é possível utilizar os espaços da Cinemateca para aulas privadas. Para o caso de aulas de ONGs, Grupos de Bairro e Instituições Culturais, favor enviar e-mail para atendimento@cinemateca.org.br

Difusão

Você deve enviar um e-mail para atendimento@cinemateca.org.br apresentando o maior número de detalhes possíveis de seu projeto e especificando a natureza da parceria que deseja estabelecer.

A programação das salas está disponível no site www.cinemateca.org.br e nas redes sociais da Cinemateca: InstagramTwitter e Facebook

Biblioteca

O e-mail para agendamento é biblioteca@cinemateca.org.br . É possível realizar pesquisas prévias nos catálogos, disponíveis em: bases.cinemateca.org.br.

Não. O acervo da Biblioteca não é circulante, a pesquisa ao material físico da Biblioteca deve ser feita presencialmente.

A consulta aos originais de fotos e cartazes não é permitida. O catálogo de fotografias e cartazes pode ser consultados no BCC - Banco de Conteúdos Culturais (www.bcc.org.br).
Caso deseje utilizar algum desses materiais em seu projeto, você deve enviar um e-mail para atendimento@cinemateca.org.br informando os dados da obra para que o Setor de Atendimento possa dar seguimento à sua solicitação. Se não encontrar a imagem que procura no BCC, escreva para atendimento@cinemateca.org.br para o encaminhamento de sua demanda.

Para doações à Biblioteca de livros, cartazes, folhetos ou outros documentos relacionados ao campo do audiovisual, você deve enviar um e-mail para atendimento@cinemateca.org.br.
A proposta será avaliada pelo Centro de Documentação e Pesquisa e, uma vez aprovada, será objeto de um documento a ser assinado entre o doador e a Cinemateca.

Atendimento

A Cinemateca Brasileira empresta material de seu acervo para finalidades específicas, dependendo da pessoa ou instituição solicitante e das condições técnicas do material requisitado.
Atualmente, a Cinemateca não disponibiliza obras audiovisuais, bibliográficas e arquivísticas para uso pessoal. Toda a nossa capacidade operacional mobiliza-se para o atendimento a parcerias institucionais e para a produção de novas obras, assim como para a preservação do acervo. Em relação ao acesso, esforços têm sido feitos para a publicação do máximo de conteúdo e de informação através do site da Cinemateca e da plataforma Banco de Conteúdos Culturais.

O empréstimo de obras do acervo está condicionado ao pagamento de uma taxa operacional e assinatura de documentação jurídica correspondente. Para mais informações, escreva para atendimento@cinemateca.org.br.

O acervo de filmes da Cinemateca é composto por filmes de diversas titularidades. No caso de filmes cujos detentores de direitos patrimoniais são terceiros, o licenciamento deve ser solicitado diretamente a eles. A Cinemateca licencia apenas filmes dos quais é detentora dos direitos patrimoniais e/ou culturais.
Normalmente, as Produtoras são as detentoras de direitos patrimoniais da obra audiovisual.
Caso queira licenciar uma obra de direitos da Cinemateca, escreva para atendimento@cinemateca.org.br com as informações do título, Time Code In e Out do trecho que gostaria de licenciar e caso não tenha essas referências, por favor agende uma pesquisa na Biblioteca para visualizar o material e coletar as informações necessárias para o licenciamento.

Não. A Cinemateca não reproduz materiais dos acervos para uso pessoal.

Não. A Cinemateca é uma instituição de memória, responsável pela preservação do patrimônio audiovisual brasileiro, gerida por uma organização social que não tem fins comerciais.

Não. A Filmografia Brasileira é uma base de dados, na qual estão registradas informações de boa parte da produção audiovisual nacional, desde seus primórdios até obras mais recentes. A presença de registros não pressupõe existência de materiais na Cinemateca Brasileira. Trata-se de uma ficha catalográfica de referência, criada a partir de pesquisas em diferentes fontes documentais. Para saber da existência de materiais relativos a uma obra audiovisual, escreva para atendimento@cinemateca.org.br.

As informações sobre as obras que compõem a base Filmografia Brasileira são compiladas a partir de diversas fontes, mas a presença de registros não pressupõe a existência de materiais na Cinemateca Brasileira.
A Biblioteca possui uma coleção de filmes que podem ser assistidos mediante agendamento prévio. Para isso, você deve escrever para biblioteca@cinemateca.org.br. O catálogo pode ser consultado em: bases.cinemateca.gov.br

Para doações de VHS, DVD e Blu-Ray, escreva para atendimento@cinemateca.org.br indicando a lista de títulos e seu formato (VHS, DVD ou Blu-Ray). A proposta será avaliada pelo setor responsável.

Atualmente, o serviço de pesquisa de imagem está suspenso.

Não. O acervo da Cinemateca é constituído de inúmeros filmes, outros suportes de imagem em movimento e documentos. São realizadas periódicas atualizações do BCC - Banco de Conteúdos Culturais (www.bcc.org.br), com inclusão de novos materiais digitalizados; e a plataforma já disponibiliza para consulta on-line milhares de arquivos de cartazes, fotografias, documentos textuais e imagens em movimento.

Você deve preencher escrever para atendimento@cinemateca.org.br. Sua proposta será avaliada pela instituição.

Não, com exceção das provenientes de filmes documentários.

Sim, fornecemos visitas mediante agendamento, de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, exceto feriados. Escreva para visitas@cinemateca.org.br.

Para doações películulas 8mm, 16mm, 35mm, projetores e demais equipamentos, escreva para atendimento@cinemateca.org.br indicando a lista de materiais com o maior número de informações possível e enviando fotografias. A proposta será avaliada pelo setor responsável.

Captação

A Cinemateca está aberta ao público todos os dias da semana, das 8h às 18h. Visitas técnicas devem ser agendadas somente após o contato com o Setor de Captação pelo e-mail captacao@cinemateca.org.br.

Conheça a estrutura da sede da Cinemateca na Vila Clementino

Pular para o conteúdo