A Cinemateca
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do sul e membro pioneiro da Federação internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi oficializada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão o estímulo ao estudo, defesa, preservação, divulgação e desenvolvimento da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social pelo Governo Federal.
MISSÃO, VISÃO E VALORES
Missão
Preservar o cinema brasileiro e as obras audiovisuais brasileiras em geral e promover a cultura cinematográfica e audiovisual.
Visão
Ser referência nacional e internacional na preservação e promoção do patrimônio histórico, artístico e documental, preservando as imagens em movimento e os modos de exibição e recepção.
Tornar-se uma instituição comprometida com a inovação do campo da preservação e difusão audiovisual.
Ser reconhecida como uma instituição de formação técnica e cultural.
Extrapolar a condição de entidade custodiadora, contribuindo para a formação cultural da sociedade – Um museu vivo do cinema.
Valores
Proteção e valorização da memória audiovisual.
Respeito aos direitos legais e patrimoniais de seus depositantes.
Inovação e Tecnologia.
Promoção do conhecimento coletivo e compartilhado.
Apoio às instituições pares.
Transparência e Informação.
Formação técnica e cultural.
Valorização de seus profissionais.
Integração com a cadeia produtiva do audiovisual.
Sustentabilidade.
Respeito à diversidade.
Cronologia


























