Skip to content

A Cinemateca Brasileira possui um sistema de informação que contempla diversas bases de dados para controle e acesso do seu acervo.

As bases de acesso público constituem instrumentos de pesquisa, com vistas a facilitar o acesso por parte dos pesquisadores e demais usuários. A constante atualização desses catálogos também permite a inclusão de informações encaminhadas por pesquisadores e interessados na cultura cinematográfica e audiovisual brasileira.

Filmografia Brasileira

Oferece informações de aproximadamente 52 mil títulos de todos os períodos da cinematografia nacional e da produção audiovisual mais ampla e recente, sejam curtas, médias ou longas-metragens; cinejornais; filmes publicitários, institucionais ou domésticos; e obras seriadas (para internet e televisão), com links para registros da base de dados de cartazes e referências de fontes utilizadas e consultadas.

Coleção Bibliográfica 

Reúne mais de 57 mil registros referentes a livros, catálogos, folhetos, roteiros, argumentos, listas de diálogos, storyboards, documentação diversa, materiais publicitários, CDs e artigos publicados em periódicos especializados.

Coleção de Periódico

A coleção de periódicos da Biblioteca Paulo Emílio Sales Gomes é formada por aproximadamente 2.300 títulos de revistas nacionais e estrangeiras, divididas em três indicações de assunto: RC para periódicos especializados em cinema e/ou vídeo, RF para periódicos especializados em fotografia e RG para periódicos sobre cultura em geral.

Coleção Audiovisual da Biblioteca (Base VDB)

Contém cerca de 13 mil registros das coleções audiovisuais da Biblioteca Paulo Emílio Sales Gomes, compostas por filmes, material publicitário e programas de TV nos formatos VHS, DVD e Blu-ray. A coleção é de acesso livre, mas de uso restrito à consulta local.

Arquivos e Coleções

As bases de dados dos Arquivos e Coleções reúnem informações referentes ao acervo sob a guarda do Centro de Documentação e Pesquisa. São conjuntos de documentos produzidos, acumulados ou colecionados por pessoas ou entidades ligadas ao cinema brasileiro ao longo de suas trajetórias.

Banco de Conteúdos Culturais

O Banco de Conteúdos Culturais é uma iniciativa da Cinemateca Brasileira e da Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC), que disponibiliza desde 2009 conteúdos digitais relacionados ao campo do audiovisual – filmes, fotografias, cartazes e diversas outras tipologias documentais, organizadas em grandes categorias e também em coleções temáticas especiais – INCE, Vera Cruz, Atlântida, Glauber Rocha, Filmes Silenciosos, TV TUPI, entre outros.

Os conteúdos digitais integram o acervo da Cinemateca Brasileira e são fruto de diferentes programas e projetos de digitalização executados pela instituição nas últimas duas décadas.

Pular para o conteúdo