Skip to content

Público comparece em peso à reabertura da Cinemateca

A reabertura para patrocinadores e apoiadores da instituição foi realizada na noite anterior, 12 de maio, com a exibição do filme Macunaíma.

Cerca de 1.300 pessoas prestigiaram a Mostra O Cinema Sem Medo de Mojica, realizada gratuitamente pela instituição durante o final de semana.

Depois de 16 meses (agosto, 2020 — novembro, 2021) inoperante, a Cinemateca Brasileira reiniciou os trabalhos e, após um diagnóstico, reabriu suas portas para o público na última sexta-feira, 13 de maio. Mais de 500 pessoas lotaram o jardim da tela externa que exibiu o curta-metragem A Última Praga De Mojica, dirigido por Cédric Fanti, Eugênio Puppo, Matheus Sundfeld e Pedro Junqueira e o média-metragem A Praga, filme recuperado e finalizado por Eugênio Puppo.

A noite teve início com as boas vindas da diretora geral da entidade, Maria Dora Mourão que, emocionada, agradeceu a presença do público e afirmou que a exibição de filmes é uma das funções importantes da Cinemateca, entre outras. O produtor e diretor Eugênio Puppo e os filhos do diretor José Mojica Marins, o Zé do Caixão, também falaram aos presentes que enfrentaram o frio da noite e permaneceram no local até o término da sessão.

No sábado e domingo, as sessões dos filmes da Mostra O Cinema Sem Medo de Mojica, foram realizadas na sala Grande Otelo, com ocupação total dos seus 200 lugares.

Antecedendo a reabertura para o público, a Cinemateca Brasileira realizou, na noite de quinta-feira, 12 de maio, uma sessão especial da cópia restaurada do longa Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade, fechada para apoiadores e patrocinadores, cineastas, produtores e colaboradores da instituição. Josephine Bourgois, Cacá Diegues, Walter Salles, Ugo Giorgetti, Rodolfo Nanni, Renata de Almeida, Viviane Ferreira, Roberto Gervitz, Tata Amaral, Sara Silveira, Débora Ivanov, Tizuka Yamazaki, estavam entre os convidados presentes.

Reabertura

Cinemateca Viva • Imagens da retomada dos trabalhos técnicos finalísticos da Cinemateca Brasileira que vem ocorrendo desde o final do último ano e que permitiram a completa reabertura da instituição em maio. 

Cinemateca Viva

A Lygia Fagundes Telles • Neste momento de reabertura e celebração, foi prestada uma homenagem à escritora Lygia Fagundes Telles, que sempre participou de momentos decisivos da Cinemateca, como companheira de Paulo Emílio Sales Gomes, diretora e conselheira da instituição.

A Lygia Fagundes Telles

A reabertura da Cinemateca Brasileira recebeu a atenção de alguns veículos de imprensa, como: TV GloboSBTGazetaTV Cultura Tv Brasil. As reportagens podem ser assistidas abaixo, na íntegra.

Reportagens televisivas sobre a reabertura da Cinemateca Brasileira

Além disso, foram publicadas reportagens nos seguintes veículos: O Estado de S. PauloO Globo; Veja São Paulo; Istoée Carta Capital. As reportagens podem ser lidas abaixo, na íntegra.

Reportagens impressas sobre a reabertura da Cinemateca Brasileira

Semana ABC

Para o período de 25 a 28 de maio, a Associação Brasileira de Cinematografia promove a Semana ABC, evento presencial e aberto ao público, realizado em parceria com a Cinemateca Brasileira. Para participar da programação da Semana ABC, o interessado deverá se cadastrar no link ou direto na Cinemateca entre 25 e 28 de maio.

Evento anual, promovido desde 2002 pela Associação Brasileira de Cinematografia, a Semana ABC tem o objetivo de apresentar ao mercado, estudantes e profissionais do cinema e do audiovisual as novas tendências de trabalho e gerar reflexões por meio de conferências, painéis e debates, que reúnem profissionais de diversas áreas do setor, do Brasil e do exterior.

Pular para o conteúdo