Skip to content

Filme de Alberto Cavalcanti ganha prêmio no Festival de Locarno

Por meio de candidatura apresentada pela Cinemateca Brasileira, Mulher de Verdade, de 1954, foi premiado no 1º Concurso de Restauração Heritage Online e ganhará exibição no festival em 2024

O filme MULHER DE VERDADE (1954), de Alberto Cavalcanti, foi o vencedor do 1º Concurso de Restauração Heritage Online (Heritage Online Restoration Contest), na 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Locarno. A candidatura foi enviada pela Cinemateca Brasileira, com o apoio da produtora Cinematográfica Maristela.


A comédia de Alberto Cavalcanti foi lançada em 1954, com Inesita Barroso, Colé Santana e Adoniran Barbosa no elenco. Em 1955, Inesita chegou a ser laureada pelos prêmios Saci e Governador do Estado por sua atuação no longa-metragem.


Com a premiação, o longa passará por um processo de restauração pela empresa Cinegrell, com sedes em Zurique (Suíça) e em Berlim (Alemanha). O filme restaurado também ganhará uma estreia na mostra Histoire(s) du Cinéma: Heritage Online, na edição do Festival de Locarno de 2024.


Em sua primeira edição, o concurso de restauração é dedicado a obras audiovisuais que estrearam até 2009 e necessitam de restauro. MULHER DE VERDADE foi escolhido entre 30 candidatos de 15 países. O júri foi composto por: Paula Astorga, do Open Doors Locarno; Frédéric Maire, da Cinemateca Suíça; e K. J. Relth-Miller, do Academy Museum.


“É uma escolha incrivelmente acertada e um apoio muito necessário ao trabalho da Cinemateca Brasileira. Especialmente agora, quando eles estão saindo de uma era sombria”, reforçou Markus Duffner, diretor do Locarno Pro, sobre a decisão do júri.


A Cinemateca Brasileira recebe com imensa alegria a notícia da seleção, seja pela importância do filme para o cinema, particularmente o brasileiro, como pela confiança na proposta apresentada pela Cinemateca Brasileira.
Em 2023, a instituição iniciou um projeto de resgate da obra de Alberto Cavalcanti, que contará com uma retrospectiva com curadoria compartilhada para futura itinerância com outras Cinematecas no exterior; um site completo com documentos digitalizados (artigos, biografias, fotos etc.); e também, atividades acadêmicas e publicações.

Pular para o conteúdo