Skip to content

Entre os dias 10 e 12 de fevereiro, a Cinemateca Brasileira apresenta a MOSTRA TRAÇOS DE ARTISTAS, que trará ao público uma aproximação com a vida e a obra de figuras emblemáticas para o campo das artes visuais. A entrada é gratuita e a retirada de ingressos acontece uma hora antes do início da sessão. 

A mostra abre com a trilogia Imagens do inconsciente (1986), projeto ao qual o diretor Leon Hirszman dedicou seus últimos anos de vida. Trate-se de uma série de três documentários sobre três artistas do Centro Psiquiátrico Pedro II do Rio de Janeiro: Fernando Diniz, Adelina Gomes e Carlos Pertuis, pacientes e frequentadores dos ateliês coordenados pela psicanalista Nise da Silveira. 

Destaque também para Maria: não esqueça que eu venho dos trópicos (2017), uma investigação sobre a vida e a arte de Maria Martins, reconhecida como uma das maiores escultoras brasileiras. Martins foi uma figura chave no movimento surrealista na década de 1940, utilizando como inspiração mitos e símbolos amazônicos, além de abordar o tema da sexualidade de forma transgressora e pioneira. O documentário explora ainda a relação afetiva e artística de Martins com Marcel Duchamp, evidenciando as influências da escultora na obra do célebre artista francês. 

Ziraldo – era uma vez um menino… (2021), documentário íntimo e pessoal feito pela filha do artista, Fabrizia Pinto, retrata o legado do cartunista mineiro em comemoração aos seus 90 anos. Entrevistas e depoimentos do próprio Ziraldo concedidos ao longo de quarenta anos revelam o entrelaçamento entre sua vida e produção artística. 

A programação conta ainda com Kobra – auto retrato (2022), sobre o grafiteiro brasileiro reconhecido internacionalmente, A paixão de JL (Carlos Nader, 2015), sobre o pintor, desenhista e escultor José Leonilson, e Sonhos (1990), que realiza um encontro com o pintor holandês Vincent Van Gogh.

Navegação de visuais

Navegação do visual Evento

Hoje
Pular para o conteúdo