Skip to content

Entre os dias 6 e 17 de dezembro, a Cinemateca Brasileira apresenta a mostra Mulheres Pioneiras no Cinema, trazendo obras de cineastas que ajudaram a construir a linguagem audiovisual nas primeiras décadas do século passado, mas foram historicamente invisibilizadas e esquecidas.

 

Além das sessões, a Cinemateca Brasileira irá oferecer um curso, entre os dias 6 e 16/12, com três aulas ministradas pela pesquisadora Marcella Grecco e uma palestra com Kate Saccone, gerente de projetos do Women Film Pioneers Project. O programa irá abordar os trabalhos de pioneiras de diferentes países, incluindo um destaque para a brasileira Cléo de Verberena, sobre a qual Marcella lançou um livro em 2022.

 

Para se inscrever e saber mais sobre o curso, basta preencher o formulário disponível neste link, a partir do dia 29/11, às 12h.

 

Serão 80 vagas via inscrição, e 20 ingressos para retirada na bilheteria, que começarão a ser distribuídos 1 hora antes de cada aula.

 

Algumas das diretoras que compõe a programação – como as estadunidenses e europeias Alice Guy, Lois Weber, Lotte Reiniger e Germaine Dulac – passaram a ser mais difundidas nas últimas décadas após a digitalização e restauro de parte de suas obras. Tornaram-se ícones do processo de recuperação das pioneiras do cinema e são, portanto, incontornáveis para começar a se adentrar no tema.

 

O cenário latino, por sua vez, é menos difundido. Muitos são filmes dados como perdidos, como O mistério do Dominó Preto (Cléo de Verberena, 1931), considerado o primeiro longa dirigido por uma mulher no Brasil. São poucas as cópias existentes nos arquivos espalhados pelo continente e ainda menor a quantidade de exemplares projetáveis. El pañuelo de Clarita (1919), da argentina Emilia Saleny é revelador da escassez vigente: sua digitalização e restauro foram feitos em cima de uma VHS, tida como a única cópia sobrevivente. A mostra tem a sorte de poder contar também com obras de Adela Sequeyro (México) e Renée Oro (Argentina).

 

A mostra faz parte do Projeto Viva Cinemateca, lançado em junho, que reúne os grandes projetos da Cinemateca Brasileira voltados à recuperação de importantes acervos, além da modernização de sua sede e infraestrutura técnica. O projeto conta com o patrocínio estratégico do Instituto Cultural Vale, com o patrocínio master da Shell, e Itaú Unibanco, como copatrocinador.

 

Esta mostra contou ainda com parcerias de instituições e pessoas que gentilmente cederam as cópias de exibição: Cinemateca da Embaixada da França no Brasil, Embaixada da França no Brasil, Institut Français, Goethe-Institut São Paulo, Eye Filmmuseum, Library of Congress, Filmoteca de la UNAM, Instituto Nacional de Cine y Artes Audiovisuales – INCAA, Cinémathèque Française, Cineteca Nazionale, KinoLorber, Enrique Bouchard, Diego Mellone e as diretoras Julia Kuperberg, Clara Kuperberg da Wichita Films.

 

A programação é inteiramente gratuita, e os ingressos começam a ser distribuídos 1 hora antes da sessão.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

08/12/2023 | 19h30 | Sala Oscarito

Sessão Dupla: SAPATOS e ONDE ESTÃO MEUS FILHOS?

 

 

09/12/2023 | 16h10 | Sala Oscarito

AS AVENTURAS DO PRÍNCIPE ACHMED

 

 

09/12/2023 | 17h30 | Sala Oscarito

Sessão Dupla: A SORRIDENTE MADAME BEUDET e A CONCHA E O CLÉRIGO

 

 

10/12/2023 | 13h | Sala Oscarito

E A MULHER CRIOU HOLLYWOOD

 

 

10/12/2023 | 16h30 | Sala Oscarito

POUR DON CARLOS

 

 

14/12/2023 | 19h30 | Sala Grande Otelo

BE NATURAL: A HISTÓRIA NÃO CONTADA DA PRIMEIRA CINEASTA DO MUNDO

 

 

15/12/2023 | 19h30 | Sala Grande Otelo

Sessão Dupla: BYL PRVNÍ MÁJ, BYL LÁSKY ČAS – ERA PRIMEIRO DE MAIO, ÉPOCA DO AMOR e E’PICCERELLA

 

 

15/12/2023 | 20h45 | Sala Grande Otelo

Sessão Dupla: WON IN A CUPBOARD e SOLEIL ET OMBRE

 

 

16/12/2023 | 16h30 | Sala Grande Otelo

SESSÃO ESPECIAL PANORAMA ALICE GUY

 

 

16/12/2023 | 18h15 | Sala Oscarito

LA MUJER DE NADIE

 

 

17/12/2023 | 15h | Sala Grande Otelo

DOROTHY ARZNER: PIONEER, QUEER, FEMINIST

 

 

17/12/2023 | 16h | Sala Grande Otelo

Sessão Dupla: SUSPENSE e HYPOCRITES

 

 

17/12/2023 | 17h15 | Sala Grande Otelo

LA FÊTE ESPAGNOLE

 

 

17/10/2023 | 18h30 | Sala Grande Otelo

Sessão Tripla: LAS NACIONES DE AMERICA, EL STATI DE SANTIAGO DEL ESTERO e EL PAÑUELO DE CLARITA

 

 

 

A mostra faz parte do Projeto Viva Cinemateca, lançado em junho, que reúne os grandes projetos da Cinemateca Brasileira voltados à recuperação de importantes acervos, além da modernização de sua sede e infraestrutura técnica.

 

PROJETO VIVA CINEMATECA

O Viva Cinemateca foi lançado em junho como continuidade ao processo de retomada iniciado no ano passado. O projeto pretende ampliar e modernizar a Cinemateca Brasileira, fazendo com que ela ocupe definitivamente o seu relevante lugar na história do cinema brasileiro. Está prevista a ampliação dos espaços de laboratórios da instituição, garantindo que mais filmes e documentos possam ser preservados. Assegura-se, dessa maneira a sobrevivência de mais de 120 anos de história do cinema e do Brasil. Outra importante frente do projeto contempla o restauro das edificações históricas, melhorando as instalações disponíveis para o público. Desde 1997, a Cinemateca Brasileira está instalada em seu prédio atual: uma valiosa edificação em tijolos aparentes, remanescente da arquitetura industrial de São Paulo do século 19.

Além da mostra A CINEMATECA É BRASILEIRA, as ações de difusão também incluíram o FESTIVAL CULTURA E SUSTENTABILIDADE, nos dias 10 e 11 de julho, e a MOSTRA POVOS ORIGINÁRIOS DA AMÉRICA LATINA, de 11 a 16 de julho.

 

PATROCINADORES

O Projeto Viva Cinemateca conta com o patrocínio estratégico do Instituto Cultural Vale, com o patrocínio master da Shell, e Itaú Unibanco, como copatrocinador.

Aprovado na Lei Rouanet, o projeto permite a empresas e pessoas físicas destinarem parte do imposto de renda para a iniciativa (Art. 18 da Lei Federal de Incentivo à Cultura).

 

SOBRE O INSTITUTO CULTURAL VALE

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. Nos anos 2020-2022, o Instituto Cultural Vale patrocinou mais de 600 projetos em mais de 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale.

 

SOBRE A SHELL BRASIL

Há 110 anos no país, a Shell é uma empresa de energia integrada com participação em Upstream, no Novo Mercado de Gás Natural, Trading, Pesquisa & Desenvolvimento e no Desenvolvimento de Energias Renováveis, com um negócio de comercialização no mercado livre e produtos ambientais, a Shell Energy Brasil. Aqui, a distribuição de combustíveis é gerenciada pela joint-venture Raízen, que recentemente adquiriu também o negócio de lubrificantes da Shell Brasil. A companhia trabalha para atender à crescente demanda por energia de forma econômica, ambiental e socialmente responsável, avaliando tendências e cenários para responder ao desafio do futuro da energia.

 

Navegação de visuais

Navegação do visual Evento

Hoje
Pular para o conteúdo