Entre os dias 15 e 25 de fevereiro, a Cinemateca Brasileira apresenta uma mostra dedicada a dois movimentos importantes da filmografia nacional: o Cinema Novo e o Cinema Marginal. O Cinema Novo (anos 1960), compromissado a renovar a linguagem cinematográfica brasileira a partir de um realismo crítico, tinha como objetivo, também, ter um impacto político concreto a partir da mobilização das massas. O Cinema Marginal (anos 1960-1970) foi caracterizado por filmes radicais e experimentais, de forma a salientar as incoerências da realidade brasileira a partir de paisagens, personagens e temáticas marginalizadas. O ponto de embate entre os dois movimentos reside no fato de os cineastas “marginais” se desapontarem com o rumo do Cinema Novo, cada vez mais preocupado em atingir um grande público e realizar “espetáculos” cinematográficos, deixando de lado o cinema de autor.
A mostra tem como objetivo evidenciar esses embates entre os dois movimentos, sendo complementada por um curso ministrado pelo prof. Dr. Eduardo Morettin, professor de audiovisual na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pesquisador da história do cinema brasileiro, com especial ênfase no período da ditadura civil-militar.
A programação é gratuita e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.
SOBRE O CURSO
O curso será ministrado pelo prof. Dr. Eduardo Morettin, professor de audiovisual na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e pesquisador da história do cinema brasileiro, com especial ênfase no período da ditadura civil-militar. São quatro aulas, nas quais serão discutidos filmes dos dois movimentos cinematográficos. Parte das vagas será distribuída por meio de inscrição prévia em formulário disponibilizado no site da Cinemateca Brasileira, e o restante distribuído uma hora antes do início de cada aula na bilheteria. O curso será gravado e transmitido ao vivo pelo canal da Cinemateca Brasileira no Youtube. Tanto presencialmente quanto online será acompanhado de tradução simultânea em Libras.
Os filmes discutidos ao longo do curso serão exibidos dentro da mostra, logo antes de cada aula. É fundamental tê-los assistido para o acompanhamento e bem aproveitamento do curso.
Aula 1 | 15/02 (18h30 – 19h30) | Discussão sobre Deus e o Diabo na Terra do Sol (Glauber Rocha, 1964)
Aula 2 | 16/02 (18h30 – 19h30) | Discussão sobre Terra em transe (Glauber Rocha, 1967)
Aula 3 | 22/02 (18h30 – 19h30) | Discussão sobre os curtas Maioria absoluta (Leon Hirszman, 1964), A entrevista (Helena Solberg, 1966) e Blablablá (Andrea Tonacci, 1968)
Aula 4 | 23/02 (18h30 – 19h30) | Discussão sobre O bandido da luz vermelha (Rogério Sganzerla, 1968)
ASSISTA ÀS AULAS AQUI
PROGRAMAÇÃO:
15/02/2024 | 16h | Sala Grande Otelo
DEUS E O DIABO NA TERRA DO SOL
15/02/2024 | 19h45 | Sala Oscarito
TOCAIA NO ASFALTO
16/02/2024 | 16h | Sala Grande Otelo
TERRA EM TRANSE
16/02/2024 | 19h45 | Sala Oscarito
MEMÓRIA DE HELENA
17/02/2024 | 15h | Sala Oscarito
O BRAVO GUERREIRO
17/02/2024 | 16h30 | Sala Oscarito
A FALECIDA
17/02/2024 | 18h10 | Sala Oscarito
OS HERDEIROS
18/02/2024 | 16h | Sala Oscarito
PINDORAMA
18/02/2024 | 17h30 | Sala Oscarito
SAGRADA FAMÍLIA
18/02/2024 | 19h | Sala Oscarito
MATOU A FAMÍLIA E FOI AO CINEMA
21/02/2024 | 18h | Sala Oscarito
A MARGEM
21/02/2024 | 20h | Sala Oscarito
DESESPERATO
22/02/2024 | 16h40 | Sala Grande Otelo
Sessão de Curtas | MAIORIA ABSOLUTA, A ENTREVISTA e BLABLABLÁ
22/02/2024 | 19h45 | Sala Oscarito
JARDIM DE GUERRA
23/02/2024 | 16h15 | Sala Grande Otelo
O BANDIDO DA LUZ VERMELHA
23/02/2024 | 19h45 | Sala Oscarito
JARDIM DAS ESPUMAS
24/02/2024 | 16h | Sala Oscarito
CAVEIRA MY FRIEND
24/02/2024 | 17h35 | Sala Oscarito
VIAGEM AO FIM DO MUNDO
25/02/2024 | 15h | Sala Oscarito
AUDÁCIA!
25/02/2024 | 16h30 | Sala Oscarito
REPÚBLICA DA TRAIÇÃO
25/02/2024 | 18h | Sala Oscarito
HITLER IIIº MUNDO
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