Skip to content

Depois de edição em fevereiro, a Cinemateca Brasileira volta a receber o projeto realizado pelo Cinema na Mesa, que reúne sessão de cinema, debate e um jantar em um mesmo evento. A próxima edição é no dia 17 de abril, com o filme ETERNAMENTE PAGU, de Norma Bengell.

O longa terá sessão na tela externa da Cinemateca, seguida de debate e um menu degustação inspirado no filme, criado pela chef Cacá Vicente. Os ingressos já estão à venda e custam R$ 220 por pessoa, incluindo a sessão de filme e o jantar. É possível comprar pelo Sympla.

Os filmes pensados para a primeira trilogia de exibição (fevereiro, abril e junho de 2024) resgatam obras relevantes e fundamentais na construção do cinema brasileiro e da nossa história. A partir dessa premissa, foram selecionadas três obras de grande importância na promoção da cultura cinematográfica e audiovisual, e que retratam figuras históricas e de força única:

Carlota Joaquina, Princesa do Brazil (Carla Camurati, 1995) – Exibido em: 27 de fevereiro de 2024
Eternamente Pagu (Norma Bengell, 1988) – Data: 17 de abril de 2024
Xica da Silva (Cacá Diegues, 1976) – Data: 5 de junho de 2024

Para a primeira exibição, Carlota Joaquina foi escolhida pela importância da obra na retomada do cinema brasileiro. É uma comédia histórica, leve e popular, que lançou Carla Camuratti como diretora e roteirista de longas-metragens. Carlota Joaquina ficou em cartaz por um ano e se tornou o grande sucesso de público da retomada do cinema brasileiro, com mais de 1,5 milhão de espectadores. O filme, do acervo da Cinemateca Brasileira, será exibido em 35mm.

Nessa vivência única de conexão do cinema com a gastronomia, o filme já é sentido antes da exibição, com teasers e proposta de comunicação clara e direta, provocando ideias e reflexões acerca da obra e seu contexto histórico, narrativas e linguagem cinematográfica. Textura e formatos em diálogo com o menu inspirado no filme. Brasilidades e afins. O que é nosso e o que é do outro (chegada/fuga da Família Real). A ideia é conectar a experiência sensorial a partir da exibição de Carlota, chegando ao debate com a diretora e a degustação do jantar temático, para construir um ambiente que faça sentido em todas as pontas, da entrada do público até a sua saída, com completa imersão na época e atmosfera do filme.

Menu especial harmonizado com o filme através da criação e conhecimento da chef Cacá Vicente. Inspirado na temática do filme, esse menu integra referências do colonialismo e da Europa, temas retratados em Carlota Joaquina. Será composto por duas entradas, prato principal e sobremesa.

 

Eternamente Pagu

Dia: 17 de abril, quarta-feira

Onde: Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino)

Horário: 20h

Valor por pessoa: R$ 220,00 (inclui filme, debate com Martha Nowill e Rudá K. Andrade, jantar em 3 tempos e bebidas não alcoólicas)

Bebidas alcoólicas vendidas a parte

Venda de ingressos: através do SYMPLA ou pelo PIX 09445047000133 (MBrant Com Ltda – enviar o comprovante de pagamento para o e-mail melissa@candytree.com.br)

OBS: em caso de chuva, a exibição do filme será realizada na Sala Grande Otelo.

Navegação de visuais

Navegação do visual Evento

Hoje
Pular para o conteúdo