Skip to content

Entre os dias 02 de fevereiro e 05 de março de 2023, a Cinemateca Brasileira realiza uma retrospectiva dedicada à obra do cineasta americano David Lynch, com 8 dos seus 10 longas-metragens, além de exibir na íntegra a primeira temporada de sua consagrada série de televisão Twin Peaks (1990), da qual dirigiu dois episódios.

Apesar de nascer em um subúrbio de Montana, é a cidade de Filadélfia, na Pensilvânia, que Lynch credita ser sua maior inspiração. Ao se mudar para lá para cursar faculdade de artes visuais, em meados dos anos 1960, o cineasta conheceu uma urbe decadente e violenta, que despertava um constante estado de medo e tensão. Sugestões dessa experiência estão presentes em seu longa-metragem de estreia, Eraserhead (1977), em que o protagonista precisa lidar com seu bebê-monstro em uma cidade industrial escura, permeada por sons e imagens sinistros. Mas as primeiras experimentações com o cinema vieram anos antes, ainda na década de 60, com a produção de diversos curtas-metragens que já apontavam o nascimento de uma voz original e ousada no cinema americano.

O interesse pela vida pacata no subúrbio (às vezes nem tão pacata assim), sequências oníricas, narrativas fragmentadas e um desenho de som minucioso são características de seus filmes. Seu estilo é invariavelmente associado ao surrealismo, tal como Eraserhead havia mostrado ao mundo.

Nos anos seguintes, Lynch buscou se assentar em Hollywood com filmes menos experimentais, embora ainda audaciosos: com O homem elefante (1980) e Veludo azul (1986), recebeu indicações ao Oscar de Melhor Diretor, tornando-se um nome de peso. Com Coração selvagem (1990), recebeu a Palma de Ouro no Festival de Cannes. Em História real (1999), escrito por sua ex-esposa e colaboradora de longa data, adota um estilo tão convencional de direção que, por isso mesmo, considera ser a experiência mais experimental que já teve em um set de filmagens.

Outros longas que compõem a mostra e que retomam seu estilo mais experimental são Estrada perdida (1997), Cidade dos sonhos (2001) — projeto de série de TVque não vingou e acabou se tornandotalvez o mais aclamado longa-metragem do diretor —, e Império dos sonhos (2006), sua primeira incursão no vídeo. Os dois últimos retratam uma Los Angeles imperdoável que aflige suas sofridas protagonistas, atrizes interpretadas por Naomi Watts e Laura Dern, respectivamente, em performances inesquecíveis. As duas, aliás, são constantes colaboradas de Lynch, assim como outros nomes como Kyle MacLachlan, Jack Nance e Harry Dean Stanton, além do célebre compositor Angelo Badalamenti, que faleceu em dezembro de 2022 e cujas trilhas musicais marcaram a filmografia do cineasta.

 

PROGRAMAÇÃO:

 

04/03/2023 | 16h30 | Sala Grande Otelo

ESTRADA PERDIDA

 

 

04/03/2023 | 19h00 | Sala Grande Otelo

HISTÓRIA REAL

 

 

05/03/2023 | 16h30 | Sala Grande Otelo

CIDADE DOS SONHOS

 

 

05/03/2023 | 19h00 | Sala Grande Otelo

IMPÉRIO DOS SONHOS

 

 

Navegação de visuais

Navegação do visual Evento

Hoje
Pular para o conteúdo