Skip to content

Entre os dias 23 e 26 de fevereiro de 2023, a Cinemateca apresenta a Mostra CINEMA É SONHO – O SUPEROITISMO SERTANEJO DE EXPEDYCTO LYMA, uma homenagem ao popular Polaco, ator, produtor, cineasta e criador do Circo-Theatro do Alemão.

Abertura: Visita à exposição de objetos do acervo de Expedycto Lyma.

Lançamento do livro “Cinema é Sonho”, de Felipe Abramovictz, com distribuição gratuita, intervenção musical com cururueiros da cidade de Tatuí e sessão de autógrafos.

O Circo-Theatro do Alemão percorreu o interior do estado de São Paulo na virada dos anos 1960, derramando causos de amor e traição, de mocinho e bandido, escritos por ele. Após dificuldades para manter seu circo, ele forma um grupo teatral mambembe até conhecer a câmera super-8.

Maravilhado com a arte cinematográfica, produz dez longas entre 1979 e 1984, o que o torna o cineasta com mais longas em S-8 no país, exibidos em seu “pavilhão cinematográfico”, cinema ambulante que circulava pelas zonas rurais. E em VHS, fez mais de uma dezena (1996 a 2002), também recuperados através do Projeto Cinema é Sonho.

A entrada é GRATUITA e os ingressos serão distribuídos uma hora antes de cada sessão.

A Mostra CINEMA É SONHO – O SUPEROITISMO SERTANEJO DE EXPEDYCTO LYMA é realizada pelo Projeto Cinema é Sonho em parceria com a Cinemateca Brasileira e tem o apoio do PROAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo) e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Navegação de visuais

Navegação do visual Evento

Hoje
Pular para o conteúdo