Skip to content
No-Do: entre la propaganda por la imagen y el nacionalismo banal

 

Fala do historiador, pesquisador e professor Vicente Sánchez-Biosca (Universidad de Valencia, REPERCRI) que acontecerá na sala Oscarito em 02/06, às 14h30.

 

No-Do foi o cinejornal que a ditadura de Franco produziu a partir de 1943, com regime de exclusividade e projeção obrigatória em todos os cinemas da Espanha. Além de ser um meio de propaganda, o noticiário foi sobretudo um instrumento de socialização do regime franquista, em que o dogmático se cruzava com o frívolo, a curiosidade com o heroísmo. Um estudo do quadro em que se inscreve o conceito histórico de noticiário e suas relações com um país em processo de transformação social, tecnológica e de formação de uma classe média até então inexistente abre novas chaves para sua interpretação.

 

O seminário será ministrado em espanhol.

 

Não é necessário se inscrever. Sujeito à lotação da sala. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento, no Foyer da Sala Oscarito.

 

Realização:
Projeto Temático Fapesp Audiovisual, História e Preservação: o lugar dos cinejornais e das telerreportagens brasileiros na construção da memória (1946 – 1974)

 

Escola de Comunicações e Artes da USP

 

Grupo de pesquisa CNPq “História e Audiovisual: circularidades e formas de comunicação”

 

Cinemateca Brasileira

Navegação de visuais

Navegação do visual Evento

Hoje
Pular para o conteúdo