Skip to content

O curso propõe uma reflexão sobre o chamado “Cinema Novo Britânico” (British New Wave) do ponto de vista de sua contribuição para o realismo cinematográfico no período do pós-Segunda Guerra Mundial. Propõe-se quatro aulas que discutirão as razões históricas, culturais e artísticas que prepararam o aparecimento dessa nova onda na cinematografia britânica no final dos anos 1950; o chamado “Free Cinema”, movimento documentarista que antecedeu as transformações no cinema de ficção nos anos 1950; as características narrativas e estéticas do “Cinema Novo Britânico”, também conhecido como Kitchen-sink Dramas; e as reverberações desse movimento cinematográfico, primeiramente na televisão nos anos 1960, com ênfase na carreira de Ken Loach, e finalmente na música rock/pop dos anos 1960 até os dias de hoje.

Inscreva-se através do formulário.

 

Plano de curso

 

Aula 1: O Free Cinema dos anos 1950

Aula 2: O Cinema Novo Britânico dos anos 1950 e 1960

Aula 3: Reverberações do Cinema Novo Britânico na televisão: Ken Loach

Aula 4: Reverberações do Cinema Novo Britânico na música: dos Beatles ao Arctic Monkeys

 

Cecília Mello é Professora Livre-Docente no Departamento de Cinema, Rádio e Televisão da Escola de Comunicações e Artes da USP. É Mestre em Cinema e Televisão pela Universidade de Bristol (1998) e Doutora em Cinema pela Universidade de Londres (2006), com tese sobre o Cinema Novo Britânico. É autora de, entre outros, The Cinema of Jia Zhangke: Realism and Memory in Chinese Film (Londres: Bloomsbury 2019).

 

Bibliografia

 

BAZIN, André (2014), O que é o cinema?, São Paulo: Cosac & Naify.

HILL, John (1986), Sex, Class and Realism: British Cinema 1956-1963. London: British Film Institute.

HILL, John (2000), ‘From the New Wave to “Brit-grit”: Continuity and Difference in Working-class Realism’, in Ashby, Justine and Higson, Andrew (eds), British Cinema, Past and Present. London and New York: Routledge.

LAY, Samantha (2002), British Social Realism: From Documentary to Brit Grit. London: Wallflower Press.

MELLO, Cecília (2008), “Free Cinema: O Elogio do Homem Comum”, in Significação – Revista de Cultura Audiovisual, v. 35, n. 29, out, p. 59-79.

MELLO, Cecília (2010), “I Don’t Owe You Anything: The Smiths and Kitchen-sink Cinema”. In: CAMPBELL, S.; COULTER, C. (orgs). Why Pamper Life’s Complexities?: Essays on The Smiths. Manchester: Manchester University Press, p. 135-155.

MELLO, Cecília (2009), “‘Up the Junction: Ken Loach and TV Realism’. In Nagib, Lúcia and Mello, Cecília (eds), Realism and the Audiovisual Media. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2009.

 

Navegação de visuais

Navegação do visual Evento

Hoje
Pular para o conteúdo