Semana do patrimônio audiovisual no vão-livre do Masp recebe sessões especiais

A Cinemateca Brasileira e a Mostra Internacional de São Paulo comemoram o Dia do Patrimônio, através das já tradicionais sessões no vão-livre do MASP. Entre os dias 23 e 27 de outubro, a “Semana do Patrimônio Audiovisual” contará com exibições gratuitas, ao ar livre e em 35mm, sempre às 19h30.

Com curadoria da Cinemateca, foram escolhidos quatro filmes que apresentam a diversidade de nossa produção. Marco do ciclo das chanchadas, Matar ou correr, dirigido por Carlos Manga, é um dos sucessos da dupla de comediantes geniais Oscarito e Grande Otelo. O filme faz uma divertida sátira aos westerns, gênero muito popular à época (a década de 1950). Segundo longa-metragem de Susana Amaral, Uma vida em segredo é uma bonita adaptação do romance homônimo de Autran Dourado. Sabrina Greve, atriz de destaque no teatro paulista que protagoniza o filme, recebeu diversos prêmios pelo papel. 

Especialmente para a celebração do Dia do Patrimônio deste ano, a Cinemateca confeccionou uma cópia nova em 35mm do filme Ópera do Malandro – mais uma parceria entre o cineasta Ruy Guerra e o músico Chico Buarque, surgida numa conversa entre os dois. A peça de Chico é uma livre adaptação dos clássicos “Ópera dos mendigos”, de John Gay, e “A Ópera dos três vinténs”, de Bertolt Brecht e Kurt Weill, apresentando marcantes participações de Edson Celulari, Cláudia Ohana, Ney Latorraca e Elba Ramalho no elenco central. Por fim, As canções: mais recente filme da programação, foi captado em vídeo digital. Último filme lançado em vida por Eduardo Coutinho, é uma obra de celebração da música popular e sua presença na vida do brasileiro.

 

Sobre o Dia do Patrimônio Audiovisual

No dia 27 de outubro é celebrado o Dia do Patrimônio Audiovisual (World Day of Audiovisual Heritage). A data, instituída pela 33ª Conferência Geral da UNESCO, em 2005, objetiva a conscientização da sociedade civil e dos governos pela preservação audiovisual e é comemorada por cinematecas de diversos países, que contam com o apoio da Federação Internacional de Arquivos de Filmes (FIAF).

A iniciativa é celebrada tanto pela UNESCO, quanto pelo Conselho Coordenador das Associações dos Arquivos Audiovisuais (em inglês, Coordinating Council of Audiovisual Archives Associations – CCAAA), que ressaltou a importância da preservação dos arquivos audiovisuais, em declaração oficial sobre a edição deste ano do Dia do Patrimônio Audiovisual:

"[...] como objetos físicos, feitos de material orgânico, estes itens estão num constante e natural estado de deterioração, rumando à inacessibilidade conforme seguem suas próprias linhas do tempo. Esta constante deterioração serve para um argumento cada vez mais forte em apoio aos constantes esforços dos arquivistas para preservação do patrimônio audiovisual.

[...] “A História também ganha vida através do poder das imagens em movimento e das gravações sonoras, que nos conectam pessoalmente com os eventos e momentos que moldam as nossas memórias e quem nós somos.”

O tema do Dia do Patrimônio Audiovisual deste ano é "Sua história se move" (Your Story is Moving). E a UNESCO convida os arquivistas audiovisuais de todo o mundo a se unir para celebrar a data ao exibir suas valiosas coleções e participando do esforço internacional de promover o valor do patrimônio audiovisual.

Maiores informações no site.

 

Semana do Patrimônio Audiovisual - Sessões no vão-livre do MASP

De terça a sábado, 24 a 27 de outubro, às 19h30.

Entrada gratuita

 

AS CANÇÕES, de Eduardo Coutinho (veja ficha completa aqui) | 23/10, terça-feira, às 19h30

Rio de Janeiro, 2011, Digital, 91' | Exibição em DCP

Homens e mulheres contam e cantam as músicas que marcaram suas vidas.

 

MATAR OU CORRER, de Carlos Manga (veja ficha completa aqui) | 24/10, quarta-feira, às 19h30

Rio de Janeiro, 1954, 35mm, pb, 100' | Exibição em 35mm

Com: Oscarito, Grande Otelo, José Lewgoy, Renato Restier, Wilson Viana, John Herbert, Inalda de Carvalho, Wilson Grey

Uma cidadezinha do Velho Oeste é aterrorizada pelo bandido Jesse Gordon. Certo dia, de passagem pelo lugar, os forasteiros Kid Bolha e Cisco Kada deparam-se com o vilão e acidentalmente o nocauteiam. Em gratidão a esse gesto heroico, os moradores de City Down nomeiam Kid Bolha seu novo xerife. No entanto, tempos depois, Jesse Gordon escapa da prisão Sedento por vingança, o bandoleiro ameaça atemorizar a cidade e acabar com o xerife Kid Bolha.

 

UMA VIDA EM SEGREDO, de Suzana Amaral (veja ficha completa aqui) | 25/10, quinta-feira, às 19h30

São Paulo, 2001, 35mm, cor, 91' | Exibição em 35mm

Com: Sabrina Greve, Cacá Amaral, Eliane Giardini, Eric Nowinski, Neusa Borges, Benedito Fernandes de Souza

A jovem Biela cresceu em uma fazenda e, após a morte de seu pai, é levada para viver com a família de seu primo, Conrado, em uma pequena cidade. Constança, esposa do primo, tenta ensinar Biela a se vestir e a se portar como uma jovem educada e rica, mas é inútil. Biela somente se sente bem na cozinha, junto aos empregados, com quem passa a conviver após uma grande desilusão amorosa.

 

ÓPERA DO MALANDRO, de Ruy Guerra (veja ficha completa aqui) | 26/10, sexta-feira, às 19h30

Brasil e França, 1986, 35mm, cor, 105' | Exibição em 35mm

Com: Edson Celulari, Cláudia Ohana, Ney Latorraca, Elba Ramalho, Fábio Sabag, J. C. Violla, Wilson Grey

No boêmio bairro da Lapa, no Rio de Janeiro, nos 1940, um vigarista explora uma cantora de cabaré e ganha a vida através de pequenos golpes. Mas então ele conhece Ludmila, a filha do dono do cabaré, que quer ficar rica com contrabando durante a guerra. Baseado no musical homônimo de Chico Buarque.